Rene Francisco Boschi Gonçalves

Possui graduação em Química com atribuições Tecnológicas pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2007), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2012). Vivência de trabalho na indústria química (Johnson & Johnson Industrial Ltda. e 3M do Brasil). Membro do AIAA - American Institute of Aeronautics and Astronautics. Atualmente é professor adjunto da UFPA - Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Materiais Energéticos tais como propelentes, explosivos e pirotécnicos. Trabalha no estudo da combustão de materiais energéticos sob enfoque físico-químico empregando técnicas de caracterização tais como análises térmicas: calorimetria exploratória diferencial (DSC) e termogravimetria (TG), entre outras. Desenvolve estudos de modelagem da combustão destes materiais em escoamentos reativos empregando simulação computacional. Participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas de propulsão sólida, híbrida e líquida (motores-foguete), lubrificantes sintéticos e otimização em simulação de queima de motores aeroespaciais. Realiza também pesquisas na área ambiental, sob enfoque de conversão de energia; neste aspecto, o foco é dado a biomassas e seus resíduos, visando otimização de energia para transformação do material em combustível e reaproveitamento de seus derivados.

Contatos: