Manoel Fernandes Martins Nogueira



Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1984) e doutorado em Combustão - Cornell University (2000). Especialista em estudos, projeto e construção de PCH pela Unifei/Eletrobrás. Foi Coordenador de Tecnologias do Ministério de Minas e Energia do Brasil. Atualmente é Prof. Associado da Universidade Federal do Pará e consultor do BID para Centrais Hidro e termoelétricas. Tem experiência na área de geração de energia, com ênfase em recursos hídricos, combustão e gasificação, atuando principalmente nos seguintes temas: turbo máquinas, estudo, projeto, construção e comissionamento de centrais hidro e termoelétricas, combustor ciclônico, combustão de biomassa, gasificação de biomassa e uso de biocombustíveis em motores de combustão interna.

 

Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Danielle Regina da Silva Guerra


Possui graduação (1997) e mestrado (2000) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará, e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, Transferência de Calor e aproveitamento de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação em Túnel de vento, instrumentação, escoamentos turbulentos, jatos incidentes, troca de calor, geração de calor através de fontes renováveis. 

 

Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcelo de Oliveira e Silva


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2002) e Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, atuando principalmente nos seguintes temas: convecção natural, escoamento bifásico, expansão abrupta, Técnica de sensores eletroresistivos, camada limite, análise assintótica, transporte Pneumático e técnicas experimentais.

 


Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rene Francisco Boschi Gonçalves


Possui graduação em Química com atribuições Tecnológicas pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2007), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2012). Vivência de trabalho na indústria química (Johnson & Johnson Industrial Ltda. e 3M do Brasil). Membro do AIAA - American Institute of Aeronautics and Astronautics. Atualmente é professor adjunto da UFPA - Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Materiais Energéticos tais como propelentes, explosivos e pirotécnicos. Trabalha no estudo da combustão de materiais energéticos sob enfoque físico-químico empregando técnicas de caracterização tais como análises térmicas: calorimetria exploratória diferencial (DSC) e termogravimetria (TG), entre outras. Desenvolve estudos de modelagem da combustão destes materiais em escoamentos reativos empregando simulação computacional. Participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas de propulsão sólida, híbrida e líquida (motores-foguete), lubrificantes sintéticos e otimização em simulação de queima de motores aeroespaciais. Realiza também pesquisas na área ambiental, sob enfoque de conversão de energia; neste aspecto, o foco é dado a biomassas e seus resíduos, visando otimização de energia para transformação do material em combustível e reaproveitamento de seus derivados.

 

Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Eraldo Cruz dos Santos


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1995), é mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (1999), é doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012). Atualmente, é pesquisador da UNIFEI e membro do Grupo de Estudos em Tecnologias de Conversão de Energia ? GETEC. Tem experiência na área de conversão de energia e desenvolve estudos em pequenas centrais hidrelétricas, centrais eólicas e experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em conversão de sistemas fotovoltaicos e de usinas termelétricas a gás, a vapor, ciclo combinado e com motores diesel, atuando principalmente, nos seguintes temas: manutenção de sistemas e processos; Processos de manutenção; motores de combustão interna; turbinas a gás, eólicas e a vapor; qualidade total; análise de gases, análise termográfica de sistemas, análise de vibração; analises da qualidade de óleo combustível para uso em geração de energia; análise energética de sistemas, analise de óleo lubrificante; qualidade de energia; engenharia de confiabilidade; segurança do trabalho; eficiência energética; Simulação Computacional em CFD (Fluent). Atualmente é professor Adjunto, nível A1 na UFPA e professor do Programa de Pós Graduação do Curso de Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPA.

 

Contatos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.