1° Portão
Entrada pela Bernardo Sayão
Orla da Universidade
Vista aérea

EBMA

O Grupo de Energia, Biomassa & Meio Ambiente (EBMA) surgiu a partir de pesquisas na área de Térmicas e Fluidos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPA. O EBMA foi criado com intuito de desenvolver pesquisas e projetos aplicados na área de produção de energia a partir da queima direta de biomassa. O grupo ocupa uma área de cerca de 1500m2 e conta com o apoio de toda a infraestrutura do Laboratório de Engenharia Mecânica, além de possuir sua própria infraestrutura.

A consolidação do Grupo de Energia, Biomassa e Meio Ambiente se fez através de uma parceria científica entre os pesquisadores de três Faculdades (Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental),  que sentiram as necessidades regionais de instituições públicas e privadas que atuam na área.

Desde a formação do Grupo EBMA, os pesquisadores do grupo têm estabelecido parcerias nacionais e internacionais visando manter a UFPA como um centro de excelência na área de Energia, Biomassa e Meio Ambiente. A missão do Grupo EBMA é ser uma referência Mundial no desenvolvimento e disseminação do conhecimento no uso de recursos naturais renováveis para geração de energia sustentável dentro da Região Amazônica.