Home ] [ Histórico ] Projeto Político-Pedagógico ] Links Interessantes ] Docentes ] O Curso de Ciências Econômicas ] Colegiado Economia ] Extensão ] Disciplinas ]


     O Curso de Bacharel em Ciências Econômicas tem como marco inicial a "FENIX CAICHEIRAL PARAENSE" sendo fundado em 23 de maio de 1949 através do decreto nº 26.688. Reconhecido pelo decreto nº 32.923 de 02 de junho de 1953, publicado no DOU de 15 de junho de 1953 tendo a referida escola como entidade mantenedora.

     Era então sua fantasia jurídica registrada e conhecido como: "FACULDADES DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CONTÁBEIS E ATUARIAIS".

     Em 1955 foi transferida para a Avenida São Jerônimo,  hoje Governador José Malcher, no local onde funciona atualmente a CELPA. Durante a década de 70, quando da implantação do Campus Universitário do Guamá, é então transferida, funcionando no Bloco de Filosofia e Ciências Humanas, vindo a ter local específico conjuntamente com Administração e Contábeis, somente em fins dos anos 70 passando a fazer parte do Centro Sócio Econômico juntamente com mais cinco cursos qual sejam Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Serviço Social e Turismo.

O Departamento de Economia da Universidade Federal do Pará

Chefe de Departamento do Curso de Ciências Econômicas:

PROFESSORA MS. LINDAURA AROUCK FALESI

Vice Chefe de Departamento do Curso de Ciências Econômicas:

PROFESSOR WALTER ALEXANDRE DA SILVA

Secretária do Departamento do Curso de Econômia

MARIA DE NAZARÉ PORTO

O Curso de Ciências Econômicas é formado por disciplinas do Bloco Macro e Microeconômico, e Economia Geral. Esta divisão foi assim criada com o objetivo de facilitar a coordenação e administração do Curso em função das áreas de concentração dos docentes que congregam o Corpo técnico-científico do Curso, além de facilitar o acompanhamento na relação professor/aluno.

Até 1999, o Curso de Economia funcionou com dois Departamentos, qual seja Macro e Microeconomia e Economia Geral. A partir de 14 de janeiro de 1999, conforme Ata de Reunião de Departamento os dois Departamentos foram fundido em um , com a denominação de Departamento de Economia.

Funciona o Curso de Ciências Econômicas com 46 professores dos quais 2 substitutos. Estes professores são Especialistas, Mestres e Doutores. Do total de professores, 29 encontram-se em plenas atividades e 06, estão fora fazendo doutorado, 02 em mestrado. Além destes professores totalmente licenciados, o Curso de Economia conta com 2 professores em Doutorado Interinstitucional, trabalhando estes em regime parcial e, 01 em mestrado. Os demais estão a Disposição do Governo ou afastados por outros motivos amparados por Lei.