Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Tomé-açu
Início do conteúdo da página

Tomé-açu

Tomé-açu é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 02°25'08" sul e a uma longitude 48°09'08" oeste, estando a uma altitude de 45 metros. Sua população estimada em julho de 209 era de 48.607 habitanes.

Tomé-Açu era considerado uma aglomeração importante do então municipio de Acará. Em 1952 os habitantes de Tomé-Açu iniciaram um movimento de conspiração contra o município de Acará, por ser governado por seus administradores. O Governador daquela época, através da Lei n°1.127 de 10 d maio de 1955, autorizou a criação de novos municípios e nomeação de novos prefeitos, o qual incluía Tomé-Açu, sendo que o primeiro prefeito nomeado foi Anthódi de Araújo Barbosa.

Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo Brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a Cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.

O município de Tomé-Açu é carinhosamente apelidada de A terra da Pimenta, pelo fato de que os primeiros japoneses a cultivavam nessa região e elevaram o Brasil, pela primeira vez, à condição de produtormundial de pimenta-do-reino.


  • NÚCLEO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ABAETETUBA DE TOMÉ-AÇU

Local: Residência Ipitinga

Endereço: Rodovia PA140 Km 10 S/N Bairro: Ipitinga

Curso: Letras - Inglês                       Modalidade: Intensivo

            Letras - Português                                    Extensivo

            Pedagogia                                                   Intensivo

            Matemática                                                 Extensivo

Coordenador (a): Alan Ricardo Cruz Vaz

Contatos: (91) 3734-1489 / (FAX) (91) 3734-1247  / (91) 9197-2822

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página