O Centro de Memória da Amazônia e a Superintendência do Iphan no Pará convidam você a visitar a Exposição Ver-O-Peso, Ver-O-Trabalho.

 

 

A beleza e a tradição do Mercado Ver-o-Peso de Belém do Pará estarão no Centro de Memória da Amazônia – CMA/UFPA no contexto da comemoração do mês do trabalho. Entre os dias 30 de abril e 31 de maio de 2013 a exposição estará aberta ao público que poderá ter contato com os saberes e fazeres do maior mercado ao livre da América Latina.

 

A mostra, realizada a partir de dois módulos da Exposição Itinerante Ver-o-Peso do IPHAN/PA, está distribuída em temáticas. O módulo trabalho sensibiliza a comunidade para a importância e os modos do fazer tradicionais. No módulo saberes e ofícios a exposição destaca as atividades desenvolvidas no Ver-o-Peso durante o século XVII, com ênfase nos modos de fazer, técnicas, processos e produtos. Completando a mostra, há exibição e visita ao Ver-o-Site, o site do Ver-o-Peso.

 

O Mercado do Ver-o-Peso
Inagurado em 1625 no antigo porto do Pirí, o Ver-o-Peso sofreu modificações ao longo do tempo para se adaptar às necessidade e gostos da Belle Époque, período de cultura cosmopolita na história da Europa que se iniciou no fim do século XIX e durou até a Primeira Guerra Mundial, em 1914. O mercado integra um complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. Algumas delas são a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Mercado da Carne, o Mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN em 1997.

 

Serviço:
Exposição Itinerante Ver-o-Peso | Trabalho
Período: 30 de abril de 2013 a 31 de maio de 2013
Horário de visitação: segunda à sexta feira, das 8h às 17h
Local: Centro de Memória da Amazônia (Trav. Rui Barbosa, nº 491, Reduto)