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Centro de Educação
UFPA
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EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
 
 
Filosofia da Educação
Consciência desde a sua figura mítica até a consciência moderna (cientifica e filosófica): a inversão ocorrida na modernidade entre racionalidade e irracionalidade a natureza específica do pensar filosófico, num quadro de referência critica
 
História Geral da Educação
Questões educacionais referentes ao mundo antigo, medieval moderno e contemporâneo
 
Sociologia da Educação
O conhecimento sociológico e sua aplicação na educação As teorias sociológicas da educação A importância da sociologia da educação na formação do educador.
 
Psicologia da Educação
Paradigmas da psicologia pressupostos conceituais e metodológicos
Caminhos da investigação psicológica, da padronização a construção de
sujeitos concretos. Estado da psicologia e educação.
 
Antropologia Educacional
Conceituações. objeto e abordagens da Antropologia. História do pensamento antropológico nas contribuições de seus expoentes: Durkheim, Mauss, Boas, Malinowski e Lévi-Strauss Etnografia, etnologia e trabalho de campo no estudo das diversidades - singularidades dos grupos humanos e das minorias. Contribuições da Antropologia para a Educação
 
Biologia da Educação
Os fenômenos biológicos que podem interferir na educação e na formação global do aluno.
 
História da Educação Brasileira e da Amazônia
História da educação face ao processo de formação econômica e social do Brasil e da Amazônia. Educação brasileira e amazônica nos seus aspectos político, econômico e social com ênfase às questões relativas à história da educação na Amazônia
 
Pesquisa Educacional
Pressupostos e características da investigação científica A especificidade da pesquisa em educação A pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa em educação
 
Metodologia da Pesquisa em Educação
A construção do objeto de pesquisa. Os diferentes quadros de referência e abordagem Métodos e técnicas de pesquisa educacional A construção no projeto de pesquisa, relatório e socialização do saber produzido
 
Seminários de Pesquisa
Momentos de discussão que apontem para sínteses integradoras das pesquisas em andamento em articulação com o TCC.
 
Laboratório de Pesquisa
A construção do conhecimento científico em educação. Elaboração e socialização do projeto de pesquisa. Construção do referencial teórico-metodológico.
 
Prática Pedagógica
Espaço interdisciplinar com vistas a articulação entre a realidade vivenciada pelo aluno e a prática pedagógica das escolas Análise global e crítica da realidade educacional.
 
Prática de Ensino na Educação lnfantil
Atividades orientadas e supervisionadas sobre educação infantil no contexto escolar e na família.
 
Prática de Ensino na Escola Fundamental
Atividades orientadas e supervisionadas sobre educação das séries iniciais no contexto escolar.
 
Prática de Ensino na Escola Normal
Atividades orientadas e supervisionadas sobre educação no ensino normal.
 
Estágio Supervisionado
Desenvolvimento de estágio junto as escolas de educação infantil educação fundamental (séries iniciais), direcionado a gestão e organização no trabalho pedagógico.
 
Concepções Filosóficas da Educação
Concepções de homem, de mundo e de sociedade que se desdobram em práticas educativas, dado que a toda estrutura sócio - econômica e cultural corresponde a um ideal educativo. Estudo das correntes filosóficas subjetivistas e objetivistas do conhecimento.
 
Teoria do Currículo
Emergência e desenvolvimento do campo do currículo. Conceitos, perspectivas de análise e paradigmas no campo do currículo. Relações entre currículo, ensino, cultura e sociedade. Currículo e produção do conhecimento no cotidiano escolar.
 
Fundamentos da Didática
Enfoque e objetivo, a pesquisa em Didática, formas organizativas do ensino, a prática pedagógica e a organização dos espaços e tempos escolares. planejamento e avaliação do ensino. Construção de projetos de ensino. Experiências pedagógicas alternativas.
 
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
Teorias psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento Processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano: contribuição para o processo educacional. Escola e construção do conhecimento: as pesquisas no contexto educacional brasileiro e modelos de intervenção.
 
Avaliação Educacional
Considerações históricas acerca da avaliação educacional. Principais abordagens, pressupostos, conceitos e estratégias da avaliação. Avaliação educacional planejamento. implementação e operacionalização
 
Corporeidade e Educação
Análise e vivências da corporeidade ao longo da história, através da identificação dos paradigmas científicos e filosóficos que influenciam as diversas concepções de corpo. Estudo das contribuições das teorias da Corporeidade aos desafios da educação e da produção do conhecimento Vivências lúdicas visando a consciência corporal
 
Tecnologias Informáticas e Educação
A utilização do computador na educação. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet;. multimídia e outros). Computador como recurso tecnológico no processo de ensino aprendizagem. Análise de experiências em curso.
 
Fundamentos Teóricos - Metodológicos do Ensino de Português
Bases teóricas da Língua Portuguesa. Distinção de ensino prescritivo e ensino produtivo da língua Materna. Compreensão dos fatos linguísticos a partir das contribuições da Linguística Aplicada ao ensino de Português nas séries iniciais. Planejamento e execução das atividades relacionadas ao ensino produtivo da leitura oral, escrita e gramática contextualizada (análise lingüística) nas séries iniciais.
 
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Matemática
Concepção histórica e filosófica da Matemática enquanto ciência e atividade humana, fundação matemática formal: desmistificação dos conteúdos básicos às séries iniciais. Metodologias e recursos auxiliares do ensino planejamento e avaliação de atividades experimentais. Relação com as demais áreas do conhecimento; estudo critico dos conteúdos e metodologias direcionadas ao ensino de matemática nas séries iniciais.
 
Fundamentos Teórico - Metodológicos do Ensino de Ciências
As ciências naturais nas séries iniciais. Fundamentos de Física: movimento dos corpos, óptica, termologia acústica, eletromagnetismo Fundamentos de química: substância, mudanças de estado físico, teoria atômico - molecular, combustão e combustível, conservação de alimentos, processos industriais Ciências da vida: animais, vegetais, nutrição e saúde, educação ambiental. Fundamentos de geociências. a terra e seus ambientes O ensino de ciências nas séries iniciais. Fundamentos epistemológicos a teoria de David Ausubel. O método científico em ciências naturais: aplicação no ensino fundamental e educação infantil. Proposta metodológica construtivista para o ensino de ciências nas séries iniciais. O professor - pesquisador: o que, quando e como pesquisar. A história da ciência como eixo disciplinar. Educação científica e interdisciplinaridade Inovação metodológica.
 
Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de História
A história, ciência do social, objeto de estudo. A história construção dos diversos sujeitos sociais. Cotidiano. mentalidade e história oral: fundamentos básicos. Objetivos e finalidades para o ensino de história nas séries iniciais. Metodologias e recursos auxiliares de ensino, planejamento e execução de atividades experimentais;. relação com as demais áreas do conhecimento, estudo crítico dos conteúdos e metodologias direcionados ao ensino de história nas séries iniciais.
 
Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos da geografia escolar, concepções de ensino de Geografia A construção do conceito de espaço pelas crianças A representação do espaço geográfico As diferentes escalas de análise do espaço o local, o regional, o nacional e o global Os eixos de abordagem para a decodificação da espacialidade moderna: o processo industrial, a relação cidade campo, a natureza, a territorialidade e a desterritorialidade dos vários níveis de organização da sociedade. Métodos didáticos e ensino de geografia. Técnicas de ensino aplicadas ao ensino de geografia nas séries iniciais. Elaboração de recursos didáticos acessíveis para o ensino de Geografia Análise de programas oficiais e alternativos.
 
Fundamentos Teórico Metodológicos da Educação Infantil
Estudo histórico das principais correntes da educação infantil. Vivência da dinâmica da educação infantil: seleção de conteúdos, metodologia de trabalho, organização do espaço e tempo Planejamento das atividades Avaliação do processo educacional. A importância do trabalho interdisciplinar na educação infantil. O papel do professor.
 
Didática e Formação Docente
Relação teoria prática na formação do professor, Multidimensionalidade do trabalho docente. Magistério como profissão. Carreira docente, formação continuada de professores O professor como intelectual O trabalho interativo e as novas abordagens da comunicação em sala de aula
 
Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita
Fundamentos da Psicolingüística nos estudos da aquisição da linguagem princípios Psico-cognitivos e o aprendizado da língua materna Pressupostos psicológicos dos interacionistas no processo de desenvolvimento da linguagem. O papel da linguagem no processo de construção de estruturas mentais superiores.
 
Arte e Educação
Concepções de arte na educação escolar. A educação estética e artística da criança. Modalidades artísticas na perspectiva interdisciplinar
 
Ludicidade e Educação
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação infantil Atividades desenvolvidas nas creches e pré-escolas.
 
Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais
Teorias e práticas das organizações educacionais. A gestão educacional e o projeto político da escola. A organização do trabalho educacional linguagem, tempo e espaço. Indivíduo e organização Forma de participação e legitimação presentes nas ações coletivas. Teorias da administração / organização educação. Processo sócio - histórico de atribuições de competências dos sistemas e órgãos educacionais Princípios e normas fundamentais administração pública. Processo de administração democrático.
 
Sociedade, Estado e Educação
O estado e seu papel político na sociedade. Contextualízação histórico-política das abordagens clássicas do estado moderno: suas diferentes tendências e implicações na educação
 
Política Educacional
Contexto econômico político, social e cultural do Brasil contemporâneo Política educacional na legislação para os níveis de escolaridade básica, média e superior Relação entre o público e o privado no contexto da educação brasileira.
 
Sociedade, Trabalho e Educação
A função da educação na nova ordem mundial A educação analisada a partir de revoluções tecnológicas, da globalização e dos modernos processos de trabalho produzidos pelas sociedades capitalistas e suas contradições
 
Estatística Aplicada à Educação
Elaboração e análise de diagnósticos estatísticos educacionais através de estudos de seus principais indicadores: coeficiente de escolarização, déficit educacional, coeficiente de produtividade curricular. Construção e interpretação de gráficos e tabelas
 
Organização do Trabalho Pedagógico
Coordenação pedagógica dos processos escolares e de projetos sociais. Construção de projetos de ensino presencial e a distância. Proposição, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais, quer no âmbito escolar quer no âmbito dos sistemas de ensino
 
Planejamento Educacional
Fundamentos teóricos do planejamento educacional e estudo dos modelos de planejamento, em sua relação com o processo de desenvolvimento e de participação social.
 
Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares
Articulação do projeto pedagógico da escola. Dinamização das atividades educativas. Integração escola família comunidade Implementação de programas de educação continuada aos docentes.
 
Legislação da Educação
O estado, o direito, a organização da educação. O gestor escolar, as normas e
os procedimentos. A Legislação e o contexto da Educação infantil, do Ensino
Fundamental e Médio no Brasil e no Estado do Pará.
 
Pedagogia em Ambientes não Escolares
Pedagogia: conceitos e dimensões sócio políticos na estrutura de ambientes não escolares. Princípios e práticas pedagógicas no processo de Organização de Instituições e espaços sócio- educativos. As dimensões do trabalho pedagógico: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais. Pedagogia no ambiente de promoção de saúde e da melhoria de qualidade de vida
 
Antropologia dos Povos Indígenas
Formas de organização, relações de parentesco, estrutura social. Os ritos e mitos e o papel de cada membro dentro da organização política , social, cultural e religiosa
 
Linguística Aplicada
Troncos linguísticos, variações e mudanças nos códigos linguisticos. As línguas indígenas como recurso pedagógico para socialização das novas gerações. A língua como mecanismo de transmissão da cultura ancestral
 
Práticas Educacionais dos Povos Indígenas no Brasil
A aprendizagem familiar e comunitária como formação povo indígena. A escola indígena espaço de diálogo, valorização da cultura, da língua e das tradições.
 
A Escola Indígena
Processo histórico social de colonização do povo indígena no Brasil. Padrões culturais das comunidades indígenas e seu reflexo no planejamento e organização do processo educacional nessas comunidades.
 
Educação RuraI na Amazônia
A gênese do ruralismo moderno e a formação do campesinato no Brasil. As questões sociais do meio rural na Amazônia e a educação.
 
Antropologia do Meio Rural
Antropologia no quadro das ciências, natureza, cultura. Estudo da Antropologia em meio rural e em especial nas experiências educacionais.
 
Sociologia do Meio Rural
Importância da Sociologia Rural. O campesinato: campesinato clássico e campesinato da fronteira amazônica. O papel da família na unidade camponesa: a família como unidade de produção e consumo; estrutura familiar; o processo decisório. Relações do campesinato com outros grupos sociais e com outras instituições a exemplo da igreja e escola.
 
Metodologia e prática pedagógica com comunidades agrícolas
Os diferentes paradigmas da Educação. Levantamento de alternativas de educação em áreas de fronteiras e suas práticas pedagógicas. Utilização de meios e técnicas pedagógicas dirigida à populações rurais. Novas Tecnologias e Trabalho Docente.
 
Metodologia e Prática de Ensino do Computador
O computador no fazer pedagógico: da máquina isolada às redes informatizadas. Cognição e desenvolvimento humano. Ambientes de ensino – aprendizagem computacionais. Ferramentas para atividades educacionais. Modelagem computacional de ambiente de ensino.
Internet e o ensino fundamental.
 
Comunicação Docente e diversidade interlocutora
Políticas para informática na Educação Interferência dos meios de comunicação no processo de conhecimento. Informática nas diferentes áreas curriculares. Teorias da linguagem e as tecnologias informáticas computacionais
 
 
Recursos Áudio- visuais na sala de aula
Conceito e importância dos multimeios como recurso auxiliar no ensino.
Possibilidades e limites do uso dos recursos nas ações educativas. Principais
modalidades e suas características.
 
Fundamentos da Educação Especial
Perspectivas históricas e conceituais. A declaração de Salamanca e a
Educação para todos. A Constituição Federal Brasileira A nova Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A proposta de inclusão educação e
diversidade Deficiência e Cidadania A inserção social do PNEE.
 
Concepção e Metodologia do Ensino de Cegos
A deficiência visual. Conceito e Classificação. A identificação e o atendimento. Modalidades: estimulação essencial, Braile, Sorobã, Atividades da vida diária, orientação e mobilidade Aspectos psicológicos ligados à aprendizagem e desenvolvimento do PNEE na área da visão. Profissionalização.
 
Concepção e Metodologia do Ensino de Surdos- Mudos
O portador de necessidades educativas especiais na área de da áudio comunicação conceito e classificação. Identificação e atendimento estimulação essencial, língua brasileira de sinais, treino auditivo e de fala Aspectos psicológicos ligados à aprendizagem e desenvolvimento do PNEE na área da áudio-comunicação. Profissionalização
 
Concepção e Metodologia do Ensino de Deficiências Múltiplas
Conceito de deficiências múltiplas. Aspectos psicológicos ligados a aprendizagem e o desenvolvimento do PNEE na área de deficiência múltipla O atendimento com base nas funções remanescentes. O trabalho com a família. A profissionalização.
 
Teorias do Desenvolvimento e Meio Ambiente
O conceito de desenvolvimento O desenvolvimento no contexto latino americano. Biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
 
Educação e Problemas Regionais
Os resultados da intervenção humana sobre as regiões ricas em recursos naturais: os casos das sociedades desenvolvidas e das sociedades retardatárias. O caso histórico da Amazônia como região rica em recursos naturais: das drogas do sertão aos dias atuais Os grandes projetos amazônicos e suas consequências sócio - ambientais. O papel da educação frente aos problemas regionais e suas contribuições ao desenvolvimento sustentável da sociedade amazônica.
 
Ecologia e Biodiversidade
Fundamentos de Ecologia. Níveis de organização. Indivíduos, população e comunidade. Sistema biológico e ecossistema. Fatores ambientais e genéticos que afetam a biodiversidade.
 
Tecnologias em Educação Ambiental no Currículo Escolar
Educação ambiental, sua evolução histórica e conceitual. Vertentes da Educação ambiental; ecológico - preservacionista e sócio - ambiental. Alternativas metodológicas para a inserção da Educação ambiental no currículo escolar. Tecnologias educacionais instrumentos para o fazer pedagógico da educação ambiental.
 
Fundamentos da Educação a Distância
Educação a distância e novas tecnologias: análise conceitual e contextualização histórica. A experiência internacional a brasileira. Da perspectiva da formação de recursos humanos â formação da cidadania. Possibilidades e limites; perspectivas e desafios da educação a distância
 
Planejamento e Avaliação em Educação a Distância
Elementos componentes do processo educativo em sistemas de EAD. Implicações decorrentes da utilização dessa modalidade de ensino com vistas ao planejamento e avaliação do processo educativo
 
Multímídia na Educação a Distância
Paradigmas científicos e sua influência na concepção de tecnologia aplicada à educação. Estudo dos multimeios aos novos desafios da educação no mundo contemporâneo. Multimídia interativa com base no computador e telecomunicações.
 
Educação a Distância e Formação Continua de Professores Abordagens conceituais Evolução histórica Características dos processos de formação.
 
Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil
O processo histórico da alfabetização de jovens e adultos. As relações entre analfabetismo, cidadania e sufrágio nas constituições brasileira, O compromisso da escola e da Universidade com a alfabetização de jovens e adultos. Os mecanismos de exclusão da escola pública. O ler e o escrever como bens sociais.
 
Fundamentos Teórico Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos Concepção de alfabetização. A natureza simbólica da linguagem. O universo do adulto analfabeto: seus valores, suas crenças, seus sentimentos, suas concepções sobre o mundo, suas representações sociais, sua experiência no mundo do trabalho, sua cultura As hipóteses dos alunos ao processo de aprender e sobre conhecimento, O texto (oral e escrito) enquanto unidade de significação. Encaminhamentos metodológicos: ler e escrever e a função social da escrita. A questão da letra. A questão da motricidade. O trabalho com o texto. A prática de leitura. A prática de produção de texto. A prática de análise linguística. As variedades lingüísticas. A avaliação na alfabetização.
 
Métodos Técnicas da Educação de Jovens e Adultos em Ambientes não Escolares
Os métodos de alfabetização de jovens e adultos. O ambiente alfabetizador. As práticas de alfabetização de jovens e adultos. Construção e uso dos recursos didáticos. A lógica da inclusão e as práticas emancipadoras de alfabetização de jovens e adultos.
 
Projetos de Intervenção Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos.
Construção da fundamentação teórica sobre a educação de jovens e adultos. Diagnóstico, planejamento pedagógico: construção dos objetivos, dos conteúdos, da metodologia e avaliação. Elaboração de recursos didáticos.

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