Cleidson de Souza

Menu

Últimas notícias:

Agosto 2007:
O site das disciplinas do segundo semestre de 2007 está no ar aqui.

Agosto 2007:
O projeto de pesquisa em parceria com a Microsoft Corporation inicia oficialmente.

Agosto 2007:
Artigo aceito no primeiro Workshop Brasileiro em Desenvolvimento Distribuído de Software (WDDS).

Julho 2007:
Artigo aceito na conferência GROUP 2007.

Junho 2007:
A proposta do Workshop Brasileiro em Desenvolvimento Distribuído de Software (WDDS) foi aceita. O WDDS vai ocorrer em paralelo ao SBES 2007. Detalhes aqui.

Maio 2007:
Artigo aceito na European Conference on Computer-Supported Collaborative Work (ECSCW 2007).

Informações Gerais

Eu sou Professor Adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal Pará, onde ministro disciplinas de Engenharia de Software, Trabalho Cooperativo Suportado por Computador, e Métodos de Pesquisa em Ciência da Computação para os alunos de graduação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação e de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Sou formado em Ciência da Computação pelo Departamento de Informática da Universidade Federal Pará e obtive meu mestrado no Instituto de Computação da Unicamp em 1998. Em 2003, obtive o grau de mestre (M.Sc.) e em 2005 o grau de Doutor (Ph.D.) pela Donald Bren School of Information and Computer Sciences da University of California, Irvine. Durante meu doutorado, eu fui membro do grupo ICT - Interactive and Collaborative Technologies, originalmente conhecido como Computing, Organizations, Policy, and Society (CORPS).Durante este mesmo período morei em Irvine, a Ape City.

Eu fui pesquisador visitante da N.A.S.A. Ames Research Center entre junho e agosto de 2002 e do IBM T. J. Watson Research Center de junho a setembro de 2003 e, novamente, de junho a setembro de 2004. Durante setembro e outubro de 2006 e julho e agosto de 2007, fui pesquisador visitante do Department of Informatics da Donald Bren School of Information and Computer Sciences da University of California, Irvine.

Durante minha carreira acadêmica, eu tive bolsas de iniciação científica do programa PIBIC-UFPA e do CNPq e bolsas de mestrado e doutorado da CAPES. Graças a estes financiamentos, meu número Erdos é 4.

Pesquisa

Eu tenho duas áreas de atuação principais: Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador (em inglês Computer-Supported Cooperative Work, CSCW) e Engenharia de Software. Para ser mais específico, estou interessado na intersecção entre estas duas áreas, ou seja, em Desenvolvimento Colaborativo de Software. Como parte da minha pesquisa, tenho estudado comunidades de software livre e engenheiros de software de times centralizados ou globalmente distribuídos de pequenas e grandes organizações. Minha abordagem combina diversas técnicas, desde a construção e avaliação de ferramentas até a condução de estudos empíricos quantitativos e qualitativos. Esta área também é conhecida como Engenharia de Software Empírica. De fato, parte de minha pesquisa visa integrar estes métodos ao processo de desenvolvimento de software. Em particular, sou um ardoroso proponente de métodos etnográficos para auxílio a especificação de requisitos. Minha pesquisa é financiada pelo CNPq (Edital Universal), IBM (UIMA Innovation Award), Microsoft e UFPA. Mais detalhes podem ser solicitados por email.

Outras informações

Sou membro do comitê de programa de conferências nacionais e internacionais nas áreas de Trabalho Colaborativo (SBSC) e Engenharia de Software (ICGSE). Além disso, fui um dos organizadores do Workshop Supporting the Social Side of Large-scale Software Development junto com colegas da Microsoft Research, IBM Research e diversas instituições canadenses.

Estou sempre procurando por bons alunos de graduação e pós-graduação para trabalhar em projetos de pesquisa em Engenharia de Software e Trabalho Cooperativo. Se você estiver interessando, consulte a página que descreve meus projetos de pesquisa. Bons conhecimentos de inglês são um plus :-).

A partir dos links à esquerda da página, você pode encontrar informações sobre as disciplinas que estou ministrando, minhas publicações e outras informações.

 

eXTReMe Tracker