quinta-feira, 02 de outubro de 2014   
Mestrado

Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, aprovado pela Resolução 4259/2012 tem como  objetivo estudar as dinâmicas da sociedade amazônica, no que concerne aos efeitos sociais e ambientais que se traduzem em desigualdades sociais e precárias condições de vida, de trabalho, de cultura, geradas pela forma como se organiza o capital na região e a sua relação com o Estado, sobretudo por intermédio da implementação de políticas públicas.  Serão objetos de análise as forças sociais, políticas e ambientais e as representações discursivas destas práticas.De acordo com seu Regimento aprovado no CONSEPE em 2012, abrange as linhas de pesquisa Estado e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia (Linha 1) e Produção Discursiva e Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Linha 2)

Área de Concentração: Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia

Descrição: Estudo e compreensão das dinâmicas do território amazônico em suas dimensões sociais enquanto processos complexos e socialmente construídos, o que significa abordá-las numa perspectiva multidisciplinar que explicite aspectos econômicos, políticos, culturais e os relativos à produção e realização de diferentes formas produtivas, bem como suas interações locais e globais.

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Estado e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia

Investiga a região amazônica nas suas dinâmicas sociais, políticas, econômicas ambientais e culturais em sua interatividade com os aspectos globais e regionais da expansão do capital. Analisa as relações entre Estado e sociedade e entre sociedade e natureza, investigando impactos nos processos produtivos agrários e industriais, nas relações sociais de produção e na formação para o trabalho. Estuda formas de ação coletiva, práticas de resistência política, cultural e produtiva e suas implicações na formulação e implementação das políticas públicas.

Linha 2: Produção Discursiva e Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia

Estuda representações discursivas das relações que se instauram nas dinâmicas sociais, políticas, ambientais e culturais na Amazônia. Investiga, nessa heterogeneidade discursiva, tensões produzidas no jogo das relações de poder e de resistências ou emancipação. Analisa discursos produzidos em esferas institucionais e não institucionais, considerando as contradições próprias das relações entre as dinâmicas sociais e as formações ideológicas.

Corpo docente

Professores Permanentes:

Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho
Dra. Andréa Hentz de Mello
Dra. Celia Regina Congilio
Dra. Edma do Socorro Silva Moreira
Dr. Farid Eid
Dra. Hildete Pereira dos Anjos
Dr. Luis Mauro Santos Silva
Dr. Marcelo Domingos Sampaio Carneiro
Dra. Myriam Cyntia Cesar de Oliveira
Dra. Nilsa Brito Ribeiro
Dra. Rosana  Q. Maneschy
Dr. William Santos de Assis

Professores Colaboradores:
Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marin
Dr. Pierre Teisserenc

Informações Acadêmicas (SIGAA)



PDTSA lança Edital 2014 para o Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia

O Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia torna público seu Edital para o Curso de Mestrado, versão 2014. Serão disponibilizadas dezessete vagas, oito referentes à Linha "Estado, território e dinâmicas sócio-ambientais na Amazônia" e nove referentes à Linha "Produção discursiva e dinâmicas sócio-territoriais". O Edital completo pode ser acessado nesta página  (clicar aqui) e nos murais do Campus de Marabá.

 


Pesquisa

Universidade Feredal do Pará - Campus de Marabá
Tel: (94) 2101-7100 - E-mail: maraba@ufpa.br