quinta-feira, 31 de julho de 2014   
Educação do Campo (Lic)

 

Apresentação - Licenciatura Plena em Educação do Campo

Com a proposição da Licenciatura Plena em Educação do Campo, pretende-se “preparar educadores para uma atuação profissional que vá além da docência e dê conta da gestão dos processos educativos na escola e no seu entorno”. Para isso o curso deve tanto formar educadores para atuação específica junto às populações que trabalham e vivem no e do campo, como propiciar as bases de organização do trabalho escolar e pedagógico, a partir de estratégias de formação para a docência multidisciplinar em uma organização curricular por áreas do conhecimento.

 

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Projeto Político-Pedagógico e Resolução de Criação

-- Resolução de Criação do Curso (clique aqui)

 
Habilitações

O curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação do Campo constituir-se-á de 04 áreas de conhecimento sendo que cada uma acarretará em uma habilitação específica do curso.  O curso  dividir-se-á em (i) Tempo-Espaço Universidade, subdividido em Núcleo Comum e Núcleo Específico; ii) Tempo-Espaço Localidade, subdividido em Núcleo de Pesquisa Sócio-Educativa e Núcleo de Estágio – Docência e (iii) Núcleo de Atividades Livres. As 04 áreas de habilitação serão as seguintes:

- Ciências Agrárias e da Natureza (CAN)

- Ciências Humanas e Sociais (CHS)

- Ciências Matemáticas e dos Sistemas de Informação (MSI)

- Linguagens, Letras e Artes (LLA)

 

 Histórico do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo

 A criação de um curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo faz parte de uma ação mais ampla do Ministério da Educação – MEC, iniciada em 2003, de promover uma política nacional de educação do campo. Essa política vem sendo formulada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, através da Coordenação Geral de Educação do Campo – CGED e do Grupo de Trabalho Permanente de Educação do Campo – GPT.

 

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Corpo Docente do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo

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Projetos de pesquisa do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo

- Cidades médias na Amazônia: novos agentes  e novas centralidades urbanos-regionais (Participação do prof. Bruno Malheiro)

- Inserção territorial da atividade agrícola e controle local dos recursos (Participação do prof. Francinei Bentes)


- A problemática Socioambiental na Amazônia Paraense: um abordagem a partir da perspectiva cosmopolítica (Participação do prof. Francinei Bentes


 

Projetos de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo


- Às margens do rio e nas margens sociais: representações e ducação ambiental das comunidades ameaçadas pelo projeto da Usina Hidrelétrica de Marabá

(Coordenadores: Profº Bruno Cézar Pereira Malheiro, Profª Joseline Simone Trindade e  Profª Rita de Cássia Pereira da Costa).


- Programa do Núcleo de Educação do Campo (NECAMPO)

(Coordenadores: Prof. Evandro Medeiros e Profª Idelma Santiago)

 

 
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