domingo, 20 de janeiro de 2019
Projetando o futuro..

Tendo consciência desta situação, a partir de 2009 investiu-se na construção de uma identidade própria, em um projeto autônomo de Universidade, não de Campus. Várias foram as vitórias: das reformas de estrutura física nos dois Campi já existentes à conquista de um grande terreno para a construção do Campus do Tauarizinho; muito se percorreu no caminho de construção de um projeto de universidade. No interior desse projeto, a coordenação resolveu dar materialidade a uma estrutura institucional e administrativa descentralizada, uma coordenação ampliada, criando as divisões de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, além de um setor de Comunicação e uma seção de Cultura.

As divisões assumem ações integradas e junto com o setor de comunicação e a seção de cultura pretendem alicerçar uma concepção de universidade em que pesquisa, ensino e extensão se articulem no cotidiano da prática acadêmica. Pensando e agindo de modo a construir uma identidade acadêmica, política e pedagógica, o Campus Universitário de Marabá alicerça o caminho rumo à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

O Campus de Marabá, completando 23 anos de existência, enfrenta hoje demandas de universidade, tendo que lidar com elas a partir de sua dimensão de Campus. Esse paradoxo tem sido enfrentado pela equipe de coordenação em várias frentes, e a principal delas tem sido a construção da possibilidade de nos transformarmos em Universidade. Nosso pertencimento à UFPA foi extremamente profícuo e nos orgulhamos dele. Foi exatamente essa proficuidade que nos permitiu ganhar a dimensão que hoje temos, e que agora nos projeta para além do que somos.

(FONTE: O Tapiri, n. 01, p. 08, abril de 2010 (Informativo Semestral do Campus de Marabá – UFPA).

Universidade Feredal do Pará - Campus de Marabá
Tel: (94) 2101-7100 - E-mail: maraba@ufpa.br