domingo, 20 de janeiro de 2019
INFORMAÇÕES SOBRE O CAMAR

No ensino de graduação, além dos 12 cursos já existentes, o CAMAR ampliou, durante o ano de 2009, o universo de vagas disponibilizadas à sociedade. Além dos cursos previamente existentes (Agronomia, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Direito, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Geologia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação), foram acrescentados mais quatro novos cursos, provindos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, Licenciatura e Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Física), totalizando 16 cursos de graduação na modalidade presencial. Além disso, existem mais três cursos (Licenciatura em Química, Licenciatura em Biologia e Bacharelado em Administração) que são ofertados na modalidade a distância, e coordenados por faculdades situadas na Cidade Universitária José Silveira Netto (Belém – PA).

Desta forma, faz-se necessário destacar que, no caso das Licenciaturas, tem-se almejado a formação de educadores comprometidos com a prática educacional, capazes de dialogar e interagir com a comunidade educacional da região. Nesta perspectiva, a equipe da Divisão de Ensino vem fomentando a discussão contínua com as faculdades no sentido da construção de ações compartilhadas, identificando problemas estruturais e operacionais e ao mesmo tempo lançando-se ao desafio de apontar estratégias capazes de problematizarem e buscarem formas de superação dos problemas identificados.

No que se refere às atividades de ensino da pós-graduação, no primeiro semestre de 2009 foi aprovada a proposta de um curso, denominado Especialização em Currículo, Cultura, Letramento e Educação do Campo, com oferta de 40 vagas. Teve início no 2° semestre de 2009, com duração prevista de 01 ano. No segundo semestre de 2009, foi aprovado no Campus uma outra proposta, de um Curso de Especialização em Agroecologia. Este encontra-se em fase de análise e, se aprovado, iniciará em 2010.

Já no que diz respeito às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Campus, percebe-se um número importante de ações no ano de 2009. No âmbito da extensão, foram implementados 5 projetos pelos docentes e discentes, em um total de 106 eventos que atingiram um público total de 5319 pessoas. No domínio da pesquisa, foram postos em execução um total de 67 projetos em 2009, envolvendo, entre projetos em andamento e concluídos, um total de 48 docentes.

Por fim, o CAMAR conta com duas bibliotecas, visando dar apoio ao funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São mais de 17000 exemplares no acervo, possibilitando que aproximadamente 13000 empréstimos fossem realizados em 2009.

Universidade Feredal do Pará - Campus de Marabá
Tel: (94) 2101-7100 - E-mail: maraba@ufpa.br