menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Ascom divulga os resultados da pesquisa de opinião sobre os canais de comunicação da UFPA

"Banners

Já estão disponíveis, para consulta da comunidade acadêmica, os resultados da pesquisa de opinião on-line realizada anualmente pela Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA (Ascom/UFPA). Feita desde 2011, a pesquisa tem como objetivo avaliar os canais de informação institucional ofertados pela Ascom, como o Portal da UFPA, o Jornal Beira do Rio e os perfis oficiais nas redes sociais. A consulta ocorreu no mês de dezembro de 2019 e contou com a participação de alunos, professores, técnicos-administrativos e público externo.

Segundo o diretor da Ascom, professor Luiz Cezar Santos, a pesquisa é uma das estratégias adotadas pela Assessoria para o cumprimento do objetivo estratégico de “Aprimorar a comunicação institucional”, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA, para os anos de 2016 a 2025.

“A pesquisa é só uma das ações adotadas por nós, dentro do PDI da UFPA e do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) da Ascom, para melhorar a comunicação da Universidade. Durante esses anos, incluímos novos pontos a serem avaliados, expandimos a pesquisa para o público externo e, mais recentemente, inserimos a TV UFPA na avaliação”, pontua.

TV UFPA – A jornalista Glauce Monteiro, que coordenadna o projeto de extensão, conta que a TV UFPA nasceu com a proposta de explicar, de maneira mais detalhada, acessível e interessante, os acontecimentos que ocorrem dentro da universidade.

“É legal ver, pela pesquisa, que estamos contribuindo, de alguma forma, com a comunicação institucional, e o retorno tem sido muito bom. Eu acredito que o projeto é uma importante linha de ação para a UFPA, pois estamos passando por um momento de mudança cultural na forma de comunicação, do texto para a imagem”, relata.

Ainda em fase experimental, a TV UFPA, recentemente, completou um ano de existência. Composta por múltiplos projetos de extensão, nela são testados formatos, mensagens, estéticas, procedimentos e modos de fazer e pensar diferenciados de um canal de TV comum. Com uma linguagem mais voltada para as mídias digitais, são produzidos, atualmente, sete programas semanais, e cada um deles é dedicado a mostrar, apresentar e detalhar a Universidade tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo.

Somente em 2019, o canal no YouTube da TV UFPA obteve 80 mil visualizações, e muitas delas, de acordo com Glauce Monteiro, renderam bons feedbacks para novas ideias e propostas de programas. Para ler mais sobre a nossa Web-TV universitária, clique aqui.

Resultados – A consulta mostrou que os usuários fazem uma boa avaliação dos conteúdos publicados no Portal da UFPA, além de apontar um significativo aumento do número de seguidores nas redes sociais da Universidade. Segundo os dados registrados, 39% das pessoas participantes da consulta buscam informações e notícias no Portal UFPA diariamente, e o seu conteúdo é avaliado como Bom por 56% dos usuários, Excelente por 18% e Regular por 21%. Os números relacionados às redes sociais seguem semelhantes aos do Portal, sendo apontados como Bom por 56% dos consultados, Excelente por 20% e Regular por 18%.

Já o Jornal científico Beira do Rio teve seu conteúdo classificado como Bom por 57% dos usuários, Excelente por 14% e Regular por 22%. O material audiovisual produzido no canal da TV UFPA foi avaliado como Bom por 46%, Excelente por 10% e Regular por 32%. Para conferir o relatório completo feito pela Ascom, acesse aqui.

Ascom/UFPA – A Assessoria de Comunicação Institucional é uma assessoria especial, vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria. Ela é responsável por planejar e coordenar as políticas e as ações de comunicação e marketing da UFPA, interna e externamente. A Ascom/UFPA está dividida em quatro coordenadorias: Coordenadoria de Imprensa e Informação (CII), Coordenadoria de Web e Redes Sociais (CWR), Coordenadoria de Divulgação Científica (CDC) e Coordenadoria de Marketing e Propaganda (CMP).

Na Ascom, são desenvolvidas as estratégias de divulgação das ações institucionais para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, tendo como principais meios o Portal UFPA, os perfis oficiais da UFPA nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram), o e-mail Divulga, o informativo Acontece, o Jornal científico Beira do Rio, o site da Ascom, o canal no YouTube da TV UFPA e o Projeto Web-TV Ascom/UFPA. A Assessoria presta, ainda, o serviço de atendimento à imprensa, especialmente com relação aos pedidos de entrevistas com dirigentes e com pesquisadores da Universidade ou aos pedidos sobre informações oficiais da Instituição.

Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo